REUNIÃO DA UDI (UNIÃO DEMOCRATA INTERNACIONAL) EM MADRID (9-11/04)! SEGUNDA PARTE: MARROCOS, ESLOVÊNIA E RÚSSIA!

A UDI (IDU em inglês) é liderada pelo Partido Conservador britânico e Partido Republicano norte-americano. A seguir resumo das intervenções.

1. MARROCOS. Partido Istiqlal (já participou de governos e já governou com maioria). Promover a tolerância contra os extremismos. Componente religioso impulsiona o terrorismo (ex.: Mali). Atenção ao tráfico de armamentos na região. Oriente Médio é a principal fonte dos conflitos em toda a região. Primavera Árabe ampliou os pontos de conflito na região. Imigração: desafios social, econômico e político. Nossos países sempre foram países de imigração. Não se consegue alcançar a solidariedade. Democracia e bom governo estão no coração dos desafios mediterrâneos. Sem democracia não haverá primavera árabe. Marrocos é um exemplo: um sistema multipartidário e um islamismo tolerante garantido pelo Rei. Formar líderes religiosos para equidade e moderação.

2. ESLOVÉNIA. O que afeta o país afeta também Bulgária, Romênia…, todos da UE e da OTAN. Eslovénia entende que se deve negociar com Rússia com moderação. Ameaças ao leste pós-anexação da Crimeia. Eslovénia pós-comunista em que forças internas não conseguiram romper os laços com o tipo de regime comunista. Falta esta reforma. 50% da economia ainda é estatal. Partidos resistem à privatização e criticam nossa coligação. Apoio do PPE é crucial. Eleições locais em Outubro 2014.

3. RÚSSIA. União de forças de direita. Há que entender a Rússia e não cometer agressões no caso Crimeia. Somos os responsáveis por nosso governo. Início da crise: há outros responsáveis além de Putin. Crimeia é pequena e atrasada. Rússia terá que pagar US$ 3 bi ao ano por ter anexado. São necessários investimentos anuais de US$ 5 bilhões. Sanções informais são até mais importantes. Várias empresas russas passaram a viver dificuldades. PIB vai cair 2% pós-anexação da Crimeia. 75% dos russos apoiam a anexação da Crimeia. Razões de Putin: sua legitimidade vinha caindo pelos conflitos internos. Putin quer passar à história como um czar que incorporou territórios. FUTURO. Povo vai requerer mais “drogas”: e depois da Crimeia? Partes da Ucrânia?  Que outras? Elites russas frustradas não têm alternativa. Putin maneja uma máquina de propaganda. Putin agora tem apoio de 80%. Bateu no teto. Não vai crescer mais por novas anexações. É fácil começar uma guerra; difícil é terminar. Situação econômica interna difícil: PIB médio em 2014 ficará em 0,5%. Ocidente deve ser solidário e ajudar de verdade. As manifestações de protesto crescem. Não confundir Putin com o povo russo. FAZER DIPLOMACIA CIVIL. Sem saída natural…, virá a violência.