Cesar Maia visita a Cidade da Música

O Prefeito Cesar Maia descerrou nesta tarde a placa comemorativa da Cidade da Música, na Barra da Tijuca. A cerimônia teve a participação da banda da Guarda Municipal do Rio e foi acompanhada pela presidente da Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro, Mariangeles Maia, e pelos secretários municipais, além de convidados.

Após chegar ao local, o Prefeito foi recebido pela banda ao som de La Vie en Rose e Cidade Maravilhosa, seguidas pela execução do Hino Nacional. Em seu discurso, Cesar Maia exaltou a importância da Cidade da Música como um "templo das artes", que vem ao encontro de uma das grandes características do povo carioca, a musicalidade.

– A idéia, com este equipamento, é investir na centralidade cultural do Rio. Todas as artes exigem um templo que as congregue, e quis Deus que conseguíssemos erguer um espaço para aquilo que o carioca tem por excelência, que é a identidade acústica -, afirmou. Ele destacou que o complexo é também um grande centro de estudos e que será dedicado não apenas à música erudita, mas também ao estudo e à disfusão da música popular.

O Prefeito lembrou ainda que mais importante que os investimentos é a aposta no futuro que a Cidade da Música representa, sendo um legado para as futuras gerações. Após o descerramento da placa comemorativa e da placa que dá nome à Grande Sala Maestro José Siqueira – em homenagem ao idealizador e criador da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro (OSB) –, Cesar Maia acompanhou parte do ensaio da Orquestra, que se apresentará amanhã e no domingo, dias 27 e 28, às 21h. Além dos convidados, o ensaio foi assistido por operários e trabalhadores da Comlurb, que davam os últimos retoques no espaço.

Durante entrevista à imprensa, o Prefeito defendeu que a iniciativa privada terá interesse em custear a manutenção do equipamento, dado o valor que a Cidade da Música pode agregar a uma marca. "Qualquer patrocinador vai querer colocar seu nome aqui, ligando sua imagem ao complexo. Isso é certo", afirmou.