CONSCIÊNCIA DE CULPA! APÓS OFENSIVA DOS TRAFICANTES, CABRAL NÃO SABE SE SAI OU SE FICA!

1. O governador Sérgio Cabral havia decidido sair no início de abril e passar o cargo para Pezão, seu vice e candidato a governador. Mas a atual crise, com ações terroristas de traficantes sobre as UPPs, recolocou essa decisão para avaliação dele e seu entorno.

2. Sair nesse momento, em plena ofensiva dos traficantes contra as UPPs, passará a ideia de fujão. Se sua imagem está estilhaçada, ficará quebrada de vez. Afinal, não haveria como explicar seu pedido de ajuda de forças policiais e militares federais e simultaneamente sair fora e jogar a granada política no colo de seu vice e candidato Pezão. Seus auxiliares mais íntimos já estavam com suas atividades pós-Cabral em programação.

3. O vice Pezão desenvolveu uma imagem de bonachão e tocador de obras. Como faria agora para ajustar essa imagem e passar a de durão? Afinal, o quadro atual não tem solução em poucos meses e as ações repressivas serão inevitáveis. Isso tudo com a Copa do Mundo no meio. Uma cidade ocupada militarmente para a Copa só faz sinalizar a crise na segurança pública. Isso no coração da comunicação de Cabral, que eram/são as UPPs.

4. A consciência de culpa de Cabral se intensifica e estressa entre as disjuntivas: sair e terminar de desintegrar sua imagem, eliminando qualquer chance de ser candidato a senador e agregar a marca do fujão que passou a granada política para seu sucessor; ou desistir da saída e permanecer, assumindo suas responsabilidades, tentando melhorar a sua imagem no caso de alguma tendência –mesmo que pequena- de melhoria desse quadro tão grave.

5. Uma decisão que conta com seu entorno próximo, sua enorme assessoria de comunicação e, claro…, sua consciência.