02 de julho de 2018

INTERNACIONAIS DE CENTRO/CENTRO-DIREITA PASSAM A ATUAR EM CONJUNTO! DECISÃO FOI ADOTADA NA REUNIÃO DA IDC EM BRUXELAS LIDERADA POR AMBOS OS PRESIDENTES!

RELATÓRIO DA REUNIÃO DA INTERNACIONAL DEMOCRATA DE CENTRO (IDC) – REALIZADA ENTRE 28/30 DE JUNHO DE 2018 EM BRUXELAS – REALIZADA NO PARLAMENTO EUROPEU!

1. Presente Harper,  primeiro-ministro do Canadá e presidente da UDI – União Democrata Internacional.

Presentes 60 dos 94 países da IDC.

2. Lopez, secretário geral da IDC. Cumprimentos a Jano, eleito com o partido mais votado da Eslovénia. / Presença de Harper é um fato e UM encontro histórico, e é o início de uma atuação conjunta./ Declaração conjunta IDC/UDI sobre Cuba teve 90.000 interações./ Vamos criar um fórum especial sobre fake-news. Essa é uma preocupação da União Europeia./ Importância dos Observadores Internacionais da IDC e UDI. /Estatuto da Juventude-IDC pronto está sendo submetido ao comitê executivo e aos partidos membros./ Organização do Comitê de Mulheres está atrasado./ IDC passará a ter uma revista digital, pelo menos anual./ Próxima reunião da IDC será dia 23/11/2018 em Cabo Verde na Ilha do Sal./ Congresso do PPE -Partido Popular Europeu- será em 20/09/2018 na Croácia./ IDC já conta com 83 partidos membros e 11 observadores, em todos os continentes./ 29/07 irá comissão de observadores às eleições em Pnom Penh, no Camboja.

3. Rossi Coordenador da criação e da preparação dos estatutos da Juventude. Integrada a IDC e em apoio a ela. Realizamos reunião no PPE e no Parlamento Europeu. Proposta de Estatuto distribuída as nossas organizações de jovens.

4. Geymael, Líbano. Há que desenvolver cultura da tolerância e de luta contra os extremismos.

5. Pastrana, presidente da IDC. Novo governo colombiano, recém eleito, terá 50% de mulheres nos ministérios e terá como base geral menos de 40 anos. Venezuela cada vez mais uma narco-ditadura. Conflito na Nicarágua: repressão já assassinou mais de 250 jovens.

6. Harper, primeiro-ministro do Canadá e presidente da UDI. Pela primeira vez UDI e IDC participam de reunião conjunta. UDI tem usado a língua inglesa mas vai ampliar. Eleição dele é exemplo disso. Reunião do Congresso da UDI em setembro em Los Angeles. Reforçaremos nosso vinculo com a IDC. Imediatamente declarações conjuntas sobre Cuba, Venezuela, Nicarágua e Moldávia. UDI é de centro-direita e reúne conservadores e liberais. A secretaria geral da UDI está localizada em Munique. UDI já tem 50 anos. Vivemos uma conjuntura de riscos em relação ao Capitalismo de Estado. Partido Republicano-EUA não tem estado muito ativo na UDI desde Bush e não tem representante na comissão executiva. A reaproximação é fundamental pela importância dos EUA. Republicanos no Senado e na Câmara não pensam da mesma maneira. Opiniões de Trump refletem muito mais a opinião pública dos norte-americanos.

7. Ato formal de assinatura de Declaração conjunta da IDC-UDI pelos seus presidentes.

8. Bruk, do CDU-Alemanha. Impulsionar efetivamente as relações da IDC e UDI. Buscar as oportunidades. Posicionamento da Fundação Adenauer tem privilegiado a UDI.

9. Lópes. Canadá tem estado mais próximo da União Europeia o que estimula aproximação UDI-IDC. Por isso este é o momento. Não há que ter ciúmes mútuos. É oportunidade para todos brilharem mais. A presença de partidos nas duas organizações comprovam isso.

10. Juno. Apesar de nossa vitória essa foi por maioria simples. Negociação na Eslovênia tem sido difícil para formar o governo. Resolução sobre Moldávia serve para todos os países europeus do leste e do centro.

11. Departe presidente da Renovação Nacional do Chile, recém ingressado na IDC, desde a reunião em Budapeste, vem para fortalecer a IDC. Piñera lidera a criação do Foro de Santiago -de centro-direita- como alternativa e oposição ao Foro de Porto Alegre. Será formalizado em novembro.

12. Chahin, Presidente do PDC do Chile protesta quanto a forma de inclusão da RN na IDC sem consultar os partidos da IDC existentes no país. E passando por cima da ODCA -regional latino-americana da IDC. / Brok-CDU: Não há que estender mais a discussão sobre ODCA e PDC do Chile. Tudo foi feito estatutariamente.

13. Gemayel. Forte migração síria ao Líbano. Dos 4 milhões de habitantes 1,7 milhão são refugiados palestinos. Líbano está deixando de ser exemplo de democracia pois está sendo desintegrado. Acordo nuclear com Irã deve ser revisto. Hezbolah no Líbano é uma força paramilitar.

14. IDC-África. Problemas são similares aos da América Latina. É necessário que os partidos africanos da IDC tenham mais visibilidade./ Ferreire de Cabo Verde. Reunião de novembro da IDC na Ilha do Sal terá todo apoio. Estamos lutando pela democracia na África e contra os populismos, especialmente no parlamento africano.

15. Partido da Esperança da Guiné recentemente integrado a IDC lidera a luta pela democracia e pela lei que pouco existem no país. Nem a eleição presidencial próxima, está garantida. As últimas eleições ainda não tem resultados publicados. Governo deve intervir em certos temas: mercados não resolvem tudo. Apostar no Centro. Não podemos decidir entre liberdade e mercado.

16. Mário – Portugal alerta mais uma vez para a situação da Albânia como centro de drogas.