11 de junho de 2018

PESQUISA DATAFOLHA MOSTRA BOLSONARO AQUÉM DO QUE SE PREVIA: SINAIS DE ESGOTAMENTO!

1. O Datafolha insiste num equívoco. Ao incluir Lula -que está inelegível- como candidato, distorce as respostas seguintes dos entrevistados, quando Lula é excluído. Com isso, há uma tendência de aumentar a porcentagem dos que não marcam nenhum dos demais. Foi o que ocorreu nesta pesquisa. Os “sem candidato” passaram de 21% para 33%.

2. Na lista sem Lula, Bolsonaro lidera com 19%, uns 3 pontos abaixo do que se projetava. Marina surpreende e, com 15%, abre sobre Ciro Gomes cinco pontos (10%) e sobre Alckmin oito pontos (7%).

3. Marina surpreende outra vez quando da intenção de voto no segundo turno. Pela primeira vez, vence Bolsonaro por 42% x 32%. Vence Ciro Gomes 41% x 29%. E vence Alckmin 42% x 27%.

4. De qualquer forma -independente da inclusão inicial do nome de Lula- e na lista sem ele, Bolsonaro fica aquém do que se projetava. Seus 19% sugerem que finalmente sua curva de intenções de voto está descendente. Tanto o noticiário negativo de sua cobertura quanto a artilharia das redes sociais lembrando suas declarações e entrevistas algum tempo atrás ajudam a explicar.

5. E estar 10 pontos atrás de Marina na hipótese de segundo turno, 2 pontos atrás de Ciro Gomes e empatado com Alckmin também no segundo turno reforçam a ideia que sua curva ascendente deve ter se esgotado. Em campanha, o pequeno tempo de TV e a pouca capilaridade de seus candidatos a deputado, governador e senador reforçará essa tendência.

6. Com isso, a atratividade de sua liderança folgada e ascendente diminuirá e, com isso, a adesão de outros partidos, a dificuldade na formação de sua chapa e o efeito traição que havia começado -de candidatos a governador, senador e deputados- também sofrerá percalço.

7. Sem Lula, Bolsonaro cresceu 2 pontos, Ciro Gomes cresceu 3 pontos e Marina, expressivos, 5 pontos. A se confirmar este quadro em outras pesquisas, sua ida ao segundo turno deixará de ser um fator seguro.

8. A taxa de rejeição a Bolsonaro (37%) é maior que a Alckmin (27%), à Marina (24%) e a Ciro Gomes (23%). No Datafolha, Bolsonaro tem 26% da intenção de votos entre os homens e, apenas, 12% entre as mulheres. No Centro-Sul, tem 21%, 12% no Nordeste. Tem 25% entre eleitores com curso superior, mas só 11% entre os com ensino fundamental.

9. O jogo agora está aberto, o que entusiasmará seus adversários pré-inscritos, assim como eventuais outsiders.