18 de junho de 2014

PESQUISA DO IBOPE-RJ EM CLIMA DA COPA!

Garotinho 18%, Crivella 16%, Pezão 13%, Lindbergh 11%, Cesar Maia 8% e Miro 1%.

1. O Ibope, em pesquisa contratada pela Firjan, entrevistou 1.204 eleitores no final da primeira semana de junho. De uma forma geral, a pesquisa reproduz as demais, levando em conta a margem de erro. Garotinho e Crivella lideram, somando 34%. Na média de outras no mesmo período, essa soma é mais próxima de 40%. Pezão, Lindbergh, Cesar Maia e Miro somam 33%, soma igual a da média das demais. Pezão, na média de outras, tem entre 11% e 12% e os números da pesquisa Ibope explicam na avaliação na Capital onde tem de ótimo+bom o mesmo que intenção de voto, o que não é comum.

2. Cesar Maia, na Capital, tem 7% e no Interior 9%, o que só o clima da Copa explica. Garotinho cresce da Capital em direção ao Interior, como nas demais pesquisas. Crivella e Lindbergh têm a Periferia como ponto maior, acompanhando as demais. Pezão tem 13% na Capital. 33% não marcam nenhum o que é próximo das demais.

3. Há uma simulação sem o nome de Cesar Maia, o que deve ter sido pedido do PMDB-RJ à Firjan. Nessa, Garotinho, Crivella e Lindbergh crescem um ponto e Pezão fica no mesmo lugar. 34% não marcam nenhum nome.

4. O número que se destaca nas simulações de segundo turno entre 2 candidatos, na Capital, é o dos que não marcam ninguém: 67%, 64%, 69%, 70%, 67% e 67%. Na pesquisa para Senador na Capital 40% não marcam nenhum nome.

5. A avaliação de Pezão é: 29% de ruim+péssimo e 16% de ótimo+bom. Excluindo os que não sabem avaliar, temos 37% de ruim+péssimo e 20% de ótimo+bom. Na Capital, apenas 13% marcam ótimo+bom para Pezão e 39% marcam ruim+péssimo. Excluindo os que não sabem, 16% marcam ótimo+bom e 49% ruim+péssimo.

6. São 40% os que desaprovam Pezão e 55% excluindo os que não sabem. Na Capital, 47% desaprovam e 63% excluindo os que não sabem.

7. Na divulgação da pesquisa feita pelo Ibope-Firjan faltaram as perguntas registradas 12, 13 e 14 – Presidente e Avaliação Paes e Aprova Desaprova Paes e 17 – Como o(a) sr(a) classifica a administração da Presidente Dilma Rousseff até o momento?

* * *

JORNAIS NO MUNDO: 24% LEEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS QUE SÓ RESPONDEM POR 7% DAS RECEITAS!

(Folha de SP, 14) 1. Embora a publicidade digital continue a crescer, ela ainda corresponde a uma fatia pequena do total de receitas da indústria de jornais no mundo, segundo o relatório de 2014 sobre tendências jornalísticas divulgado nesta semana pela World Association of Newspapers and News Publishers, entidade do setor.  Globalmente, 93% de suas receitas ainda são originadas das versões impressas. Cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo consomem o produto impresso, enquanto 800 milhões usam plataformas digitais, segundo o levantamento.

2. Em 2013, a circulação dos impressos cresceu 2% no mundo na comparação com o ano anterior. No intervalo de cinco anos, porém, houve queda de 2%.  Nos países que abrigam uma classe média crescente e baixa penetração de banda larga, a circulação do impresso continua a crescer significativamente na comparação com mercados já maduros, cujas audiências se inclinam para o meio digital.

3. A região em que houve maior expansão da circulação foi a América Latina, com alta de 2,56% em 2013 em relação ao ano anterior. Na mesma tendência, a Ásia avançou 1,45%. A América do Norte, por outro lado, registrou recuo de 5,29%, assim como a Europa (5,20%). O documento também sinaliza que a circulação digital paga subiu 60% em 2013. A alta nos últimos cinco anos foi de mais de 2.000%, devido à pequena base de comparação em um segmento relativamente novo.