20 de novembro de 2012

ISRAEL X HAMAS EM GAZA: A OPINIÃO DA ESQUERDA EUROPEIA! GUERRA DE CEM ANOS!

(Sami Nair – El País, 16)  1. Mais uma vez, os palestinos e os israelenses se tornam reféns e vítimas das políticas desastrosas de seus líderes. Mais mortos, feridos, tragédias humanas. Por que desta vez? Há várias razões: por parte de Israel, a preparação das eleições legislativas que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, quer ganhar à custa da “extrema” direita que faz parte de seu governo de coalizão. Neste caso, nada melhor do que um confronto com os palestinos para mostrar que é ele quem pode “defender” melhor os israelenses. Para isso, assassina o líder militar do Hamas, causando a reação imediata deste movimento com o lançamento de foguetes contra Israel.

2. Os israelenses também anunciaram claramente a sua intenção de bombardear a Autoridade Palestina, caso essa continue buscando a proclamação de um Estado palestino na Assembleia Geral da ONU. Em 24 de outubro, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, político de extrema-direita, disse em uma conversa com a representante da União Europeia, Catherine Ashton, que, no caso da demanda palestina prosperar, não haveria escolha senão “derrubar” Abbas e destruir a Autoridade Nacional Palestina. Talvez os bombardeios sobre Gaza sejam o primeiro passo dessa vontade.

3. Na mesma linha, a estratégia de Israel de assassinatos “planejados”, colocada em ação com total impunidade por mais de 15 anos, permite reviver o conflito cada vez que surge uma centelha de solução política. Este direito de matar e derrubar governos, juntamente com a suspeita de que os serviços de segurança de Israel envenenaram Yasser Arafat, dá uma noção de até onde pode chegar o Estado judeu. Finalmente, também é muito provável que os líderes israelenses, de acordo com alguns setores do governo norte americano, busquem, em caso de conflito com os palestinos, testar a reação da Irmandade Muçulmana, que atualmente está no poder no Egito.

4. Por outro lado, a Autoridade Palestina e o Hamas também estão em uma corrida eleitoral. O Hamas tem interesse em radicalizar o confronto militar com os ocupantes israelenses, e a Autoridade Palestina, liderada por Mahmud Abbas, precisa de algo para enfrentar seus adversários religiosos, pois é claro que a eleição da paz negociada com a comunidade internacional fracassou. Um Estado palestino ao lado de Israel parece cada vez mais uma quimera, por outro lado, a “coabitação” armada e sangrenta entre os dois povos está se tornando um destino implacável.

5. Na verdade, estamos diante de uma guerra dos cem anos, que com a disseminação de armas de destruição em massa, acabará em uma conflagração destrutiva, não somente para os dois adversários, mas para toda a região. Não é uma ameaça distante. A balcanização a que estamos assistindo, com a provável destruição do Estado-nação sírio depois do Iraque; o auge dos movimentos radicais religiosos, agora diretamente apoiados pelas potências ocidentais; a possibilidade de um bombardeio israelense ao Irã; a inevitável reação deste país diretamente sobre Israel e sobre os países pró-americanos do Golfo, na verdade aliados de Israel (especialmente a Arábia Saudita); além da intervenção inevitável do Hezbollah no sul do Líbano, são os ingredientes que estão fazendo a região entrar em ebulição.

6. Para definir este tipo de situação, o filósofo Francis Herbert Bradley dizia amarga e ironicamente: “Quando tudo vai mal, não deve ser tão mal provar o pior”. Dessa forma os apóstolos da guerra podem prosperar livremente no Oriente Médio.

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80% DA PUBLICIDADE ONLINE NOS EUA ESTÃO FORA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO!

(El País, 16) Juan Luis Cebrián, Presidente da PRISA, El País. (Empresa líder em criação e distribuição de conteúdos culturais na Espanha). Existe uma gravíssima crise dos meios de comunicação na Espanha. Esta crise ainda não pode ser vista na América Latina, não sem antes prever que o outro lado do oceano passará por uma situação “exatamente igual” a da Espanha. Os concorrentes são o Facebook ou o Google. Cerca de 80% da publicidade online nos Estados Unidos são feitas por cinco empresas e, nenhuma delas, é um meio de comunicação. Estamos diante de um desafio terrível. Ou construímos grupos fortes ou não poderemos consolidar grupos globais.