27 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADES DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2002, 2006 E 2010! E LIÇÕES PARA 2014!

1. Eleição de 2002. A pesquisa mais antiga disponível no site do Datafolha, de dezembro de 2001, dava a Serra 11% das intenções de voto e a Lula 43%. Na eleição, Lula teve 43% dos votos totais e Serra 21%. Garotinho entrou como tercius com 16%.

2. Eleição de 2006. Na pesquisa do Datafolha de dezembro de 2004, Lula tinha 44% e Alckmin 13% das intenções de voto. Na eleição, Lula obteve 43% dos votos totais e Alckmin 37%.  Não houve tercius. Heloisa Helena obteve 6%.

3. Eleição de 2010. Dilma mal aparecia nas pesquisas de 2009, pois estava sendo apresentada por Lula, pelo Brasil afora. Na eleição, Dilma obteve 43% dos votos totais e Serra 30%. Houve tercius: Marina com 18%.

4. Coincidentemente, nas 3 eleições de Lula, Lula e Dilma obtiveram no primeiro turno 43% dos votos totais. Coincidência? Ou teto para 2014?

5. Serra e Alckmin partiram de um patamar no entorno superior a 10%, e entraram no vácuo. Serra dobrou as intenções de voto e Alckmin triplicou.

6. Na eleição de 2006, com um candidato à esquerda, não houve tercius. Nas eleições de 2002 e 2010, quando o tercius foi EVANGÉLICO, tanto Garotinho quanto Marina ficaram no mesmo patamar: 16% e 18% sugerindo que é o voto conservador-cristão que ocupa um espaço significativo na eleição presidencial e não o voto de esquerda/ambiental/costumes.

* * *

VOCÊ SE LEMBRA DAS APACs NO RIO? ESSES BAIRROS FORAM  “APACADOS” E, PORTANTO, PRESERVADOS E VALORIZADOS!

1. (Globo, 27) Leblon, Ipanema, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico. Os cinco bairros da Zona Sul carioca são também os que têm os maiores preços de metro quadrado e não só no Rio. Segundo dados do FipeZap, as vizinhanças badaladas estão no topo dos valores nacionais. Nem em bairros nobres de São Paulo, como Jardins e Vila Nova Conceição, a média de preços é tão alta.

2. (Ex-Blog) Imagine esses bairros cheios de Apart-Hotéis/Motéis, espigões, corredores sem areação ou iluminação naturais… As APACs implementadas entre 2001 e 2004 garantiram a preservação desses bairros, com a prefeitura desfazendo decisões administrativas e recorrendo na justiça, até contra leis como a dos apart-hotéis/motéis.

3. APAC quer dizer Área de Proteção do Ambiente Cultural. Faz parte do Plano Diretor da Cidade desde 1991. Cultural, inclui a Ambiência Urbana.

* * *

CAMPO DE GOLFE DOS JJOO-2016 CONTINUA NA BERLINDA!

(Estado de SP, 26) O decreto da Prefeitura do Rio que estabelece as regras para a construção do campo de golfe para os Jogos-2016 traz uma contradição sobre o pagamento para uso do espaço. O texto foi publicado ontem no “Diário Oficial” do Rio.  Ao estabelecer que se trata de um dos legados dos Jogos, o decreto afirma que o campo “deve ter utilização pública, permitindo que qualquer interessado possa usufruir”.  No entanto, ao citar as exigências que terão de ser cumpridas pela construtora para emissão do habite-se aos prédios do complexo, menciona pagamento pelo uso. A expectativa dos organizadores dos Jogos e da prefeitura é que a obra comece no mês que vem. Mas disputa jurídica sobre o terreno, na Barra da Tijuca, ameaça esse prazo.

* * *

CRISTINA KIRCHNER MANTÉM APROVAÇÃO DE 40% DOS ARGENTINOS! OTIMISTAS SÃO 33% E PESSIMISTAS 40%!

1. Pesquisa de opinião da “Poliarquía Consultores”, realizada no final de janeiro, registra 40% de aprovação da imagem de Cristina Kirchner.  O resultado confirma tendência de estabilidade da popularidade da Presidenta desde outubro passado, quando obteve 37% de aprovação.

2. Os acontecimentos que mais influíram na avaliação positiva, segundo a pesquisa, foram a estatização da petroleira YPF (40%), a disputa entre o governo e o Grupo Clarín sobre os novos limites legais de canais de rádio e TV (17%) e a aprovação do direito de voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos (11%).

3. Os principais eventos associados com a avaliação negativa da mandatária foram o acidente ferroviário no bairro de Once em Buenos Aires (29%), os “cacerolazos” promovidos por setores urbanos (22%), as acusações de corrupção contra o Vice-Presidente Amado Boudou (13%) e a fixação de restrições cambiais (11%).

4. Cerca de 33% dos entrevistados manifestaram otimismo em relação à situação futura do país, índice semelhante ao verificado nos últimos meses de 2012 (a perspectiva negativa aumentou de 38% para 40% no mesmo período).

* * *

DEPUTADA DO “PARTIDO INDEPENDENTE” RENUNCIA E ADERE A CAMERON, EM FUNÇÃO DO PLEBISCITO SOBRE A U.E.!

(La Nacion, 24) Marta Andreasen, de origem argentina, que tirava o sono do primeiro-ministro David Cameron como euro deputada e estrategista do nacionalista Partido Independente do Reino Unido (UKIP, em inglês), acabou de passar para as suas fileiras. A surpreendente reviravolta surpreendeu o mundo político britânico e chamou a atenção da mídia porque acontece justamente quando as pesquisas colocam o partido que prega a separação entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) como a terceira força política do país, no lugar antes ocupado pelos liberais democratas, que atualmente compartilham o governo com os conservadores.

2. Em uma carta aberta ao líder do UKIP, Nigel Farage, Andreasen disse que sua decisão não tinha sido tomada “suavemente”. Isso é resultado, de acordo com ela, de ter concluído que, sob a atual liderança, o seu partido não tinha “verdadeira liderança” na UE. Além disso, Andreasen disse que Cameron “mostrou que sabe escutar, adaptar-se e fazer a coisa certa para o país, não apenas para ganhos pessoais”. O que a levou a mudar de partido, segundo ela, foi o discurso que o primeiro-ministro deu no mês passado sobre as relações entre a Grã-Bretanha e a União Europeia, no qual anunciou que, caso seu mandato seja confirmado pelas urnas em 2015, vai fazer um plebiscito a respeito da participação britânica no bloco.

3. “Isso foi o que me convenceu de que o Partido Conservador é o verdadeiro partido do plebiscito”, disse. Marta Andreasen era a última representante feminina do UKIP no Parlamento Europeu. Outra euro deputada, Nicole Sinclaire, renunciou há um ano por sentir-se vítima de misoginia, e agora é uma parlamentar independente.