DECLARA, COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, O CLÁSSICO FLA – FLU

EMENTA: DECLARA, COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, O CLÁSSICO FLA – FLU

Autor(es): VEREADOR CESAR MAIA

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO DECRETA:

Art. 1º Fica declarada, como patrimônio cultural de natureza imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, a partida de futebol que envolve o Clube de Regatas do Flamengo e o Fluminense Football Club, conhecida como Clássico Fla – Flu.

Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, o Poder Executivo Municipal do Rio de Janeiro procederá aos registros necessários nos livros próprios do órgão competente.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Teotônio Villela, 07 de maio de 2013

VEREADOR CESAR MAIA
LÍDER DO DEMOCRATAS

JUSTIFICATIVA

O Fla – Flu é um dos clássicos mais importantes do futebol mundial e envolve dois dos grandes clubes do Rio de Janeiro desde 1912. Juntos, os dois times reúnem diversos títulos internacionais, nacionais e locais.

A expressão Fla – Flu foi cunhada pelo grande jornalista Mário Filho, que hoje dá nome ao Estádio do Maracanã, o mais importante do planeta.

Um dos episódios que demonstra a grandiosidade do Fla – Flu é o recorde de público de uma partida de futebol envolvendo dois clubes que foi atingido em 1963 quando Flamengo e Fluminense levaram quase 200 mil pessoas ao Maracanã.

Outras diversas partidas marcaram a história do clássico, como a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 4 a 2 na segunda partida da final do campeonato carioca de 1991 e a vitória do Fluminense sobre o Flamengo por 3 a 2, com o gol de barriga de Renato Gaúcho, que deu o título carioca de 1995 aos tricolores.
Muitos jogadores tiveram atuações memoráveis em partidas que opunham Flamengo e Fluminense, como Leônidas da Silva, Zico, Júnior, Rivelino, Ézio, Castilho, Assis, Romerito, Edinho, Nunes, Romário e Fred.

Nelson Rodrigues dizia que o Fla – Flu nasceu 40 minutos antes do nada.

Peço a esta Casa de Leis que analise e aprove a proposição em tela, protegendo o interesse público carioca.